Como é feita a manutenção da placa solar?

Você já se perguntou como é feita a manutenção da placa solar? A boa notícia é que ela é bastante simples. Leia este artigo e saiba mais.

Sem dúvida, a baixa necessidade de manutenção da placa solar é mais uma das grandes vantagens da energia solar. Mas, afinal, como é feita essa manutenção? Nós da STILO SOLAR estamos nesse mercado desde que ele começou, em 2012. Por isso, respondemos todas as suas dúvidas com o conhecimento de quem é AUTORIDADE SOLAR. Confira!

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DA PLACA SOLAR

Bem, em suma, ela consiste numa inspeção visual rápida que você mesmo pode fazer. Assim sendo, você deve analisar basicamente a necessidade de limpeza das placas ou se há possíveis arranhões ou rachaduras. Da mesma forma, vale mencionar que, clientes STILO SOLAR dispões de um aplicativo no qual podem avaliar o desempenho das placas em tempo real. Desse modo, é possível identificar rapidamente possíveis perdas de potência causadas pelo excesso de sujeira ou avarias nas placas.

LIMPEZA

Certamente, a limpeza é o tipo de manutenção que você mais deve ficar atento. Afinal, excesso de poeira, poluição, folhas e até dejetos de animais podem sim resultar na perda da eficiência do sistema. No entanto, é preciso destacar que, normalmente, a própria chuva já dá conta desse trabalho por você!

Nesse sentido, vale ressaltar, é importante ficar atento ao aplicativo fornecido pela STILO SOLAR, onde é possível analisar o desempenho do sistema e de cada placa individualmente. Dessa forma, se houver perdas pequenas ou médias de desempenho de forma geral, é possível que seja necessária uma limpeza com maior atenção.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A LIMPEZA DAS PLACAS SOLARES
  1. Quando é necessário fazer a limpeza?

    Embora seja importante fazer uma limpeza preventiva anualmente, é fundamental ficar atento a dois fatores. Primeiramente, quando há perda de desempenho, sem que haja nenhum defeito aparente. Em segundo lugar, quando as placas estiverem visivelmente sem brilho, cobertas por sujeira.

  2. Quanto de desempenho as placas solares podem perder devido a sujeira?

    Normalmente uma pequena camada de sujeira resulta numa perda de até 5%. No entanto, quem vive em locais onde não chove muito ou onde há muita poluição/poeira precisa ficar mais atento. Afinal, nesses casos, as placas podem ficar encardidas com o tempo, o que gera perdas que podem chegar a 25%.

  3. De quanto em quanto tempo é necessário limpar as placas solares?

    Para locais extremos como os citados acima, uma limpeza básica de 6 em 6 meses já é suficiente. Já em locais onde chove frequentemente ou sem tanta poeira/poluição é possível limpar uma vez por ano.

  4. É necessário contratar alguém para limpar as placas solares?

    Em geral, apenas jogar água com uma mangueira já é suficiente para limpar as placas. Porém, caso elas estejam mais sujas ou encardidas, talvez seja preciso usar um pano, rodo ou escova macia. Caso seja preciso subir no telhado, é recomendável contar com alguém experiente e que utilize os equipamentos de segurança necessários. Da mesma forma, se a placa estiver encardida, entre em contato com a STILO SOLAR para providenciar uma limpeza especializada.

COMO LIMPAR AS PLACAS SOLARES

Caso você vá fazer a limpeza das suas placas solares, siga estas dicas.

  1. Antes de realizar a limpeza, desligue todo o sistema.

    É bem fácil, basta seguir as instruções no manual disponibilizado pela STILO SOLAR.

  2. Preferencialmente, realize a limpeza na parte da manhã ou em dias nublados.

    Assim você evita que as placas sofram choques térmicos.

  3. De preferência, utilize somente água.

    Normalmente a água já resolve. Se preciso for, pode usar também um detergente neutro.

  4. Limpe somente a parte de cima das placas.

    É necessário apenas tirar a camada de sujeira da parte superior. Afinal, a única função da limpeza é evitar que a sujeira chegue ao ponto de afetar a ação do sol nas placas.

  5. Jamais pise nas placas.

    Aliás, evite subir no telhado sem equipamentos de segurança. Se for realmente preciso, entre em contato.

  6. De fato, na maioria das vezes nem é preciso subir no telhado.

    Procure usar apenas a mangueira. Se estiver muito sujo use uma escova macia ou um rodo que alcance as placas. Como dissemos, evite subir no telhado.

  7. Por fim, a limpeza deve ser sempre suave

    Jamais utilize jatos de alta pressão ou escovas que não sejam macias, por exemplo.

VOCÊ SABIA? Ribeirão Preto e região, sul de Minas e São José do Rio Preto e região estão entre os melhores lugares do mundo para produção de energia solar.

RESISTÊNCIA

Os painéis solares são fabricados para resistirem às mais fortes intempéries, como chuvas, ventos e até granizo. No entanto, muito ocasionalmente, pode acontecer de surgirem arranhões ou rachaduras. Nesse caso, é possível que seu app mostre perda de desempenho em apenas algum painel específico. Inclusive, já falamos mais sobre a resistência e durabilidade dos painéis neste artigo.

COMOS SABER SE A PLACA SOLAR ESTÁ COM PROBLEMA
  • Faça uma inspeção visual para verificar a existência de arranhões, manchas ou rachaduras;
  • Analise o desempenho do sistema no seu aplicativo.
O QUE FAZER SE A PLACA SOLAR ESTIVER COM PROBLEMA

Caso a placa não esteja com problemas aparentes e o seu app demonstrar perda de desempenho, fale com a STILO SOLAR imediatamente. Caso ela esteja quebrada, fique tranquilo, as garantias contra esse tipo de dano são longas.

ENERGIA SOLAR

Viu só? A manutenção das placas solares é bem tranquila. Ou seja, ter um sistema fotovoltaico STILO SOLAR, além de econômico, sustentável e lucrativo, nem dá trabalho. De fato, são muitas as vantagens em ter um sistema fotovoltaico STILO SOLAR instalado.

Enfim, ainda não está convencido? Veja outras 9 razões para investir em energia solar agora mesmo.

Se você já está convencido, QUE TAL DAR UM PASSO ALÉM? Fale agora mesmo com a equipe da STILO SOLAR. CLIQUE AQUI E FALE DIRETAMENTE PELO WHATSAPP. Se preferir, clique aqui e veja outros canais de atendimento disponíveis.

Ahh, e não se esqueça de compartilhar mais esta vantagem nas suas redes sociais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *