Qual é a melhor época para instalar um sistema fotovoltaico?

Muita gente nos pergunta qual é a melhor época para instalar um sistema fotovoltaico. Confira neste artigo a resposta.

A melhor época para instalar um sistema fotovoltaico nas regiões sul, sudeste e centro oeste é a primavera, embora a melhor época para gerar energia solar seja o verão. Explicamos o porquê…

A energia solar é gerada ao converter a luz solar em energia elétrica. Faz isso, através do efeito fotovoltaico que acontece nos painéis fotovoltaicos (os populares painéis/placas solares). Sendo assim, a energia solar depende da incidência direta de luz solar nas placas solares para gerar energia.

Naturalmente, existe uma época em que há maior incidência de luz solar: o verão. No verão o sol fica mais tempo no céu e, falando uma linguagem popular, faz sua trajetória num ângulo mais reto, o que favorece a incidência nas placas.

Desse modo, fica claro que o verão é a época do ano em que você mais produzirá energia solar e, consequentemente, mais economizará.

Mas então, por que instalar na primavera?

A primavera é a estação que precede o verão. Da mesma forma, é a segunda época do ano com maior incidência solar. Assim sendo, é o momento ideal para começar a gerar energia solar, de modo que funcione como um período de teste para que no verão, você esteja produzindo a todo vapor.

Além disso, embora a instalação seja rápida, há um processo de dimensionamento, projeto e homologação na distribuidora que leva um tempo. Curto, mas leva.

Da mesma forma, as placas solares estão sendo muito procuradas, o que faz com que os prazos de entrega aumentem. Sendo assim, instalando na primavera, você garante que tudo esteja funcionando perfeitamente até o verão. Desse modo, produz mais energia e economiza mais.

RESUMO

  1. Qual é a melhor época do ano para gerar energia solar?

    O verão é a época com maior incidência solar e, portanto, em que mais energia solar é gerada.

  2. Qual é a melhor época do ano para instalar as placas solares?

    Ao instalar na primavera, você garante que tudo esteja funcionando perfeitamente no verão. Dessa forma, começa a produzir sua própria energia no período de maio incidência, garantido assim, maior economia.

INSTALE AGORA MESMO

Estamos à beira de um racionamento de energia. Da mesma forma, a conta de luz nunca esteve tão alta. Por isso, hoje a energia solar está valendo ainda mais a pena. Principalmente se considerarmos as excelentes condições de pagamento disponíveis.

Sendo assim, que tal dar um passo além?

Clique aqui e conheça tudo o que você precisa saber sobre a energia solar. Se preferir, solicite um orçamento personalizado sem compromisso.

CLIQUE AQUI e fale agora mesmo com a equipe STILO SOLAR pelo WhatsApp. Se preferir, CLIQUE AQUI e veja outras formas de entrar em contato.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *