Energia solar vale a pena?

Para saber se a energia solar vale a pena, basta se fazer uma pergunta: pagar a conta de luz todo o mês vale a pena?

Em geral, quando pesquisamos sobre energia solar na internet, os primeiros resultados que achamos falam bastante em economia. De fato, essa é a maior de todas as muitas vantagens para quem usa energia solar fotovoltaica. Mas, afinal, a energia solar realmente proporciona toda essa economia que dizem? Vale mesmo a pena investir num sistema fotovoltaico? Nós da STILO SOLAR estamos nesse mercado desde que ele começou, em 2012. Por isso, respondemos todas as suas dúvidas com o conhecimento de quem é AUTORIDADE SOLAR. Confira!

ENERGIA SOLAR GERA ECONOMIA?

Primeiramente, precisamos dizer que sim, a energia solar de fato gera economia na conta de luz… E não é pouca. Porém, em seguida, é importante enfatizarmos: para que isso aconteça de uma forma que realmente valha a pena, não basta simplesmente instalar meia dúzia de painéis, é preciso um projeto personalizado e um dimensionamento adequado do sistema.

COMO ASSIM?

Para gerar energia, os painéis solares precisam receber o máximo possível de luz solar. É aí que entra a importância de um projeto adequado e personalizado de acordo com as suas necessidades específicas. Afinal, cada telhado ou cada local onde as placas serão instaladas tem um nível diferente de incidência dos raios solares. Nesse sentido, diversos fatores tem de ser considerados na hora do projeto como, por exemplo: o grau de inclinação do telhado, a presença de edifícios ou vegetação que provoquem sombra, o lado para o qual o imóvel está virado, entre outros. Isso tudo pode interferir na quantidade de energia e, consequentemente, de economia gerada.

Além disso, a quantidade de energia consumida no imóvel também deve ser considerada para determinar o número e a potência das placas e inversores. De fato, somente o dimensionamento adequado poderá garantir que o seu sistema seja do tamanho correto e desse modo, gere a máxima economia.

MAS, AFINAL, DE QUANTO É ESSA ECONOMIA?

Pesquisando por aí vemos muita gente falando em 95%. De fato, esse é o número médio.

Porém, a quantidade de economia depende muito da qualidade do projeto e do dimensionamento correto do sistema. Se o projeto for mal feito e o dimensionamento errado, certamente você ficará frustrado com os resultados, que certamente não chegarão a 95%. Por isso, é fundamental contar sempre com o apoio de uma empresa com experiência comprovada na área.

Além disso, é importante ficar atento, pois algumas empresas — agindo de má fé ou por completo desconhecimento — muitas vezes acabam oferecendo sistemas mais baratos, porém sem fazer um dimensionamento que garanta uma economia real ou mesmo sem ser transparentes quanto ao verdadeiro tamanho do sistema.

Enfim, se tudo for feito direitinho, a economia na conta de luz chega fácil a 95% ao mês.

Ou seja, com um sistema fotovoltaico instalado, você praticamente elimina da sua vida a despesa com a conta de luz. Isso, por si só, já é razão mais do que suficiente para dizer que a energia solar vale a pena. No entanto, além dessa, tem várias outras razões, CLIQUE AQUI para conhecê-las.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE ENERGIA SOLAR
  1. Com um sistema fotovoltaico é possível zerar a conta de luz?

    Infelizmente não. Isso porque, o seu sistema precisa continuar conectado à rede elétrica da distribuidora. Desse modo, as distribuidoras de energia continuarão cobrando uma taxa pela “disponibilidade da rede”. Além disso, a taxa de iluminação pública também continuará sendo cobrada na conta.

  2. Por que o sistema precisa continuar conectado à rede?

    Em geral, o sistema fotovoltaico usado nas cidades é o chamado on-grid. Nesse caso, ele precisa estar ligado à rede para que funcione durante o dia e a noite. Durante o dia, a energia abastece o imóvel e o que sobra é enviado para a rede, gerando créditos. Esses créditos são usados para abater na energia que você recebe da rede enquanto o sistema não produz (a noite, por exemplo). É assim que funciona o sistema de geração distribuída.

  3. Existe alguma alternativa para zerar a conta?

    Sim, você pode zerar a conta utilizando um sistema off-grid. Nesse caso, a energia que atende o seu imóvel fica armazenada diretamente em baterias. No entanto, esse tipo de sistema costuma ser bem mais caro e exigir uma manutenção consideravelmente mais cuidadosa. Portanto, em geral, não é o mais indicado.

  4. Qual é a economia proporcionada pela energia solar?

    Num sistema on-grid, com um projeto bem feito a economia chega facilmente a 95% na conta de luz.

VOCÊ SABIA? Ribeirão Preto e região, sul de Minas e São José do Rio Preto e região estão entre os melhores lugares do mundo para produção de energia solar.

AUTORIDADE SOLAR

Conforme viu acima, não basta só adquirir placas e inversores de qualidade, é preciso ficar esperto e analisar diversos outros fatores. Fazendo isso, com toda a certeza o seu sistema vai valer muito a pena.

Tudo isso só é possível com o apoio de uma equipe de qualidade. Por isso, ao adquirir o seu sistema fotovoltaico, confie somente em quem é AUTORIDADE SOLAR. Conheça a Stilo Solar.

Enfim, ainda não está convencido? Veja outras 9 razões para investir em energia solar agora mesmo.

Está convencido? QUE TAL DAR UM PASSO ALÉM? Fale agora mesmo com a equipe da STILO SOLAR. CLIQUE AQUI E FALE DIRETAMENTE PELO WHATSAPP. Se preferir, clique aqui e veja outros canais de atendimento disponíveis.

Ahh, e não se esqueça de compartilhar mais esta vantagem nas suas redes sociais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *