Riscos Energia Solar

Você já parou para pensar quais são os riscos envolvidos em investir em energia solar?

Primeiramente, fica a pergunta, há riscos em investir em energia solar? Claro, qualquer investimento oferece riscos. Porém, assim como no caso de outros investimentos conservadores (como a poupança, por exemplo) os riscos da energia solar são baixíssimos.

Sendo assim, o que deve ser analisado é na verdade a relação entre risco e rentabilidade.

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

Se antigamente a poupança era unanimidade entre os investidores brasileiros, hoje o cenário já mudou bastante. A rentabilidade abaixo da inflação da poupança, bem como a facilidade no acesso a outros tipos de investimentos tem feito os brasileiros buscarem outras alternativas e até mesmo se arriscarem mais. Prova disso, é o recorde de aplicações de pessoas físicas na Bolsa de Valores.

De fato, muitos brasileiros tem diversificado seus investimentos, alguns de forma mais arrojada, outros buscando maior segurança. Seja como for, tal fato explicita a necessidade de avaliar muito bem cada possibilidade de investimento, bem como os objetivos e riscos envolvidos.

Nesse sentido, precisamos falar sobre a ENERGIA SOLAR como, mais do que uma forma de economizar, uma forma de investimento segura e lucrativa.

Muito além dos investimentos tradicionais oferecidos pelos bancos e corretoras, a energia solar é uma ótima oportunidade de fazer o dinheiro render. Inclusive, já fizemos até mesmo um comparativo com outros investimentos convencionais não só de baixo mas também de alto risco, CLIQUE AQUI para ver.

Vale lembrar que, via de regra, quanto maior o risco do investimento maior é o retorno financeiro. Em contrapartida, quanto menor o risco, menor a rentabilidade. No caso da energia solar essa relação é um pouco diferente, já que a rentabilidade é alta e duradoura, mesmo o risco sendo mínimo. Por isso, quase sempre, a energia solar vale mais a pena do que a maioria dos investimentos.

Por que a energia solar é uma oportunidade viável de investimento?

Diante de tantas possibilidades, sim, a energia solar entra como uma alternativa perfeitamente viável. Afinal, apesar de exigir um aporte que algumas pessoas consideram alto (a partir de R$ 12.000,00), trata-se de um investimento com retorno rápido e, principalmente, garantido.

Além disso, trata-se de um investimento com ótima rentabilidade, especialmente se considerarmos o baixo risco envolvido na operação.

  1. Existe algum risco em investir em energia solar?

    Analisando friamente, os poucos riscos envolvidos são facilmente contornados, principalmente levando em conta o retorno sobre o investimento e demais vantagens da energia solar.

    Sendo bastante pragmático, o maior problema da energia solar como investimento em relação a outras opções é a ausência de liquidez. Isso porque, ao investir num sistema fotovoltaico, obviamente, você não poderá recuperar todo o valor investido na hora que quiser, a não ser é claro que você venda o seu equipamento solar para outra pessoa, o que é bastante incomum. Portanto, o custo do sistema não pode ser “sacado”, ao contrário de investimentos como CDB, Ações e Poupança, por exemplo. Dessa forma, no caso da energia solar, o dinheiro investido precisará ser recuperado antes de começar a dar lucro. De fato, isso não chega a ser um problema, já que esse valor é recuperado de maneira relativamente rápida e certa. Além disso, apesar da ausência da liquidez, a valorização do imóvel neutraliza esse fator.

    Por fim, levando isso em conta, os únicos riscos de fato estariam atrelados a possibilidade dos equipamentos apresentarem defeitos ou serem danificados. No entanto, geralmente os defeitos são cobertos por longas garantias dadas pelos fabricantes (até 10 anos), enquanto a resistência das placas torna o sistema praticamente a prova de avarias.

    Enfim, levando tudo isso em conta, a verdade é que praticamente não há risco na energia solar.

CONCLUSÃO

O investimento em energia solar é muito seguro, afinal, a tendência de crescimento da tarifa de energia é forte e o Sol sempre nasce no outro dia. Além disso, a durabilidade do sistema, garante longos anos de boa rentabilidade (representada na economia de até 95% na sua conta de luz).

Por outro lado, investimentos como Tesouro Direto Selic e CDB de bancos também apresentam pouco risco, porém, com pouca rentabilidade. Já os fundos de investimento que possuem em sua carteira ações, por exemplo, têm apresentado bons resultados, porém, estão muito mais expostos aos riscos do mercado.

Sendo assim, a energia solar é sim uma excelente opção, certamente a melhor delas. Inclusive, trata-se de um investimento extremamente vantajoso até mesmo para quem vai financiar o sistema, uma vez que o retorno virá de qualquer forma. De fato, a economia de até 95% na conta de luz e as condições de pagamento facilitadas garantem vantagens até mesmo para quem não tem dinheiro para pagar o sistema fotovoltaico a vista.

Seja como for, a energia solar É SIM um investimento que você PRECISA CONSIDERAR.

Solicite o orçamento do seu sistema, faça as contas e confirme por si só as vantagens desse investimento!

Fonte: Canal Solar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *