Energia solar valoriza o seu imóvel

Estudos comprovam: energia solar valoriza o seu imóvel na hora da venda ou locação. Essa valorização pode, inclusive, superar o valor pago no sistema.

Para quem tem alguma dúvida, a resposta é sim, a energia solar valoriza o seu imóvel, seja ele residencial ou comercial. Além disso, a tendência é que a valorização aumente ainda mais. Afinal, cada vez mais as pessoas estão conhecendo os benefícios da energia solar fotovoltaica.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

A geração distribuída de energia — àquela gerada no local de consumo — ainda é relativamente recente no Brasil. De fato, ela só foi definida em lei no ano de 2004 (Artigo 14º do Decreto Lei nº 5.163). Nesse sentido, o uso da energia solar fotovoltaica para geração distribuída é ainda mais recente. Já que só foi regulamentado pela Aneel no ano de 2012. De fato, foi a partir da resolução Normativa 482 — de 17 de abril de 2012 — que ficaram estabelecidas as condições gerais para micro e mini geração distribuída, nas quais se enquadra a geração fotovoltaica.

Graças a essa normativa, o consumidor brasileiro passou a ter o poder de gerar sua própria energia elétrica. Da mesma forma, passou a poder fornecer o excedente para a rede de distribuição, gerando créditos.

Com isso, rapidamente, muitos brasileiros descobriram as vantagem em aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade. O resultado é que, em tão pouco tempo, a energia solar fotovoltaica se consolidou, crescendo cerca de 200% ao ano desde então. Consequentemente, os painéis fotovoltaicos tem se tornado cada vez mais presentes nos telhados das cidades brasileiras. Com toda a certeza, trata-se de um cenário sem volta, já que são muitas as vantagens em utilizar a energia solar fotovoltaica, conforme você pode ler clicando aqui.

Nesse sentido, recentemente, muito tem se pensado se a presença de painéis solares valoriza o imóvel onde está instalado, a resposta é na lata: sim!

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

Ao instalar um sistema fotovoltaico no seu imóvel, você estará agregando um “selo verde” à sua propriedade. Desse modo, as pessoas enxergarão o seu local de uma forma diferenciada, o que, naturalmente, agregará valor ao seu imóvel.

A razão disso tudo é muito simples: entre um imóvel que tem a conta de luz praticamente zerada e outro que todo mês tem que pagar a conta, qual você escolheria? Logicamente, seria a primeira opção.

Sendo assim, é claro que ao ter um sistema fotovoltaico instalado o seu imóvel terá um valor substancialmente maior, seja em caso de venda ou locação.

VOCÊ SABIA? Ribeirão Preto e região, assim como São José do Rio Preto e região estão entre os melhores lugares do mundo para produção de energia solar.

MAS, DE QUANTO É ESSA VALORIZAÇÃO?

Ainda não há um consenso sobre o quanto valor uma casa com um sistema fotovoltaico instalado ganha. Porém, é fato que ela se valoriza além do valor investido no sistema. Recentemente, um estudo mostrou que compradores se dispõe a pagar em média, R$ 40 mil a mais por casas com um sistema fotovoltaico instalado!

Segundo pesquisas recentes feitas pelo Green Build Council Brasil, a valorização de imóveis sustentáveis pode chegar a 30% no país. Essa valorização tende a aumentar, à medida que cada vez mais pessoas se preocupam com a sustentabilidade e o meio ambiente. Nesse sentido, a energia solar fotovoltaica, assim como os sistemas de reaproveitamento de águas pluviais, se enquadra como o principal contribuinte para o desenvolvimento de um imóvel sustentável.

Já segundo uma pesquisa patrocinada pelo Departamento de Energia dos EUA, a valorização do imóvel com um sistema fotovoltaico instalado pode chegar a 6% na hora da venda.

Por fim, de acordo com a SunPower, que pesquisa tendências no mercado imobiliário americano, a valorização tem alcançado 8% nos últimos anos.

VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS COMERCIAIS

Sem dúvida, mais do que a valorização do imóvel em si, no caso de estabelecimentos comerciais e industriais, ocorre também uma valorização da marca. Afinal, quem produz uma energia limpa e renovável reforça a imagem de alguém que se preocupada com o futuro. Além disso, mostra que a empresa possui responsabilidade social, oferecendo benefícios para toda a sociedade. Desse modo, comércios e indústrias tem muito mais a ganhar com a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Energia solar valoriza o seu imóvel

MAS, E SE EU VENDER OU ALUGAR MEU IMÓVEL E QUISER LEVAR O SISTEMA COMIGO, É POSSÍVEL?

Sim, os painéis podem ser facilmente removidos e transportados para outro local, em caso de mudança. Nesse caso, é preciso apenas cuidar da documentação junto à distribuidora. Também é preciso instalar o medidor adequado na sua nova propriedade.

Porém, na hora da venda ou locação, é importante avaliar o tamanho da valorização do imóvel por já vir com o sistema instalado. Afinal, essa valorização pode ser até maior do que o valor para aquisição de um novo sistema.

QUERO INSTALAR, O QUE EU FAÇO?

Agora que você já sabe que a energia solar valoriza o seu imóvel, QUE TAL DAR UM PASSO ALÉM? CLIQUE AQUI E FALE DIRETAMENTE PELO WHATSAPP. Se preferir, clique aqui e veja outros canais de atendimento disponíveis.

Ainda não está convencido? Veja outras 9 razões para investir em energia solar agora mesmo.

Ahh, e não se esqueça de compartilhar mais esta vantagem nas suas redes sociais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *