O telhado e as placas solares

Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber sobre a relação entre o telhado e as placas solares.

Você já se deparou com um belo telhado repleto de placas solares? Pois é, o telhado e as placas solares tem uma relação muito próxima. Afinal, na imensa maioria das vezes, é sobre o telhado que as placas são instaladas. Nesse sentido, é comum ter algumas dúvidas, como por exemplo:

  • É preciso fazer alguma obra no telhado para instalar o sistema?
  • Como saber se telhado da minha casa é adequado para receber as placas fotovoltaicas?
  • Qualquer telhado pode receber os painéis solares?
  • Meu telhado é pequeno, dá para instalar os painéis solares?
  • A inclinação do telhado interfere na geração de energia solar?
  • A posição do telhado interfere na geração de energia solar?

Enfim, são inúmeras as dúvidas que envolvem a relação telhado e placas solares. Dúvidas que a equipe de AUTORIDADES SOLARES da STILO SOLAR responde logo abaixo, confira:

  1. É preciso fazer alguma obra no telhado para instalar as placas fotovoltaicas?

    Em geral não. A estrutura para fixação das placas é bastante simples e não exige obras, muito menos “quebra-quebra”. Sendo assim, a menos que o telhado tenha algum problema estrutural, não será necessário nenhum tipo de obra.

  2. Como saber se o telhado da minha casa é adequado para receber as placas solares?

    Durante a visita técnica, um engenheiro qualificado irá analisar todas as variáveis que podem interferir na produção de energia solar (inclinação, posição, tamanho do telhado etc). Dessa forma, identificará o melhor local para instalar as placas. Além disso, é importante que ele faça também uma vistoria estrutural no telhado e/ou na laje, apenas para garantir a segurança de todos. Nesse caso, são avaliadas a qualidade das tesouras e terças, se respeitam o espaçamento adequado, se tem cupim ou infiltrações, entre outras coisas.

  3. Qualquer telhado pode receber placas solares?

    Se as condições estruturais forem adequadas, sim. Fora isso, não há nada que impeça a instalação das placas solares no telhado.

  4. Meu telhado é pequeno, dá para instalar placas solares?

    Normalmente, o tamanho do imóvel e consequentemente do telhado está diretamente relacionado ao consumo de energia. Sendo assim, em geral é possível sim instalar o número de placas solares necessárias para abastecer o seu imóvel, mesmo que o telhado não seja muito grande. No entanto, se o tamanho ou condições do telhado realmente não forem adequadas, ainda assim há alternativas. Por exemplo, se o dono do imóvel de telhado inadequado possuir outros imóveis em seu nome (uma chácara ou imóvel comercial, por exemplo), é possível fazer a instalação nesse outro local, aproveitando-se do sistema de compensação de energia.

  5. Ter um telhado grande é mais vantajoso na produção de energia solar?

    Sim, afinal, com um telhado grande é possível instalar mais placas solares. Além disso, o telhado grande possibilita escolher o melhor local para instalação das placas, como no exemplo abaixo:
    Projeto de energia solar Ribeirão Preto

  6. Quais fatores devem ser analisados antes da instalação de um sistema fotovoltaico?

    Consumo, tamanho do telhado, inclinação do telhado e posição em relação ao sol, localização do imóvel, clima do local, presença de sombras, entre outras.

  7. A inclinação do telhado interfere na geração de energia solar?

    Sim, a inclinação interfere diretamente na incidência dos raios solares nas placas. Portanto, interfere na geração de energia. Por isso, é preciso analisar corretamente o local e avaliar se há a necessidade de instalar suportes que garantam a inclinação adequada.

  8. A posição do telhado interfere na geração de energia solar?

    Sim, no Brasil sempre que possível é indicado instalar os painéis solares num telhado voltado para o norte. No entanto, se não houver esta possibilidade, a instalação não fica de modo algum inviabilizada. Afinal, o sistema continua produzindo tranquilamente com boa eficiência mesmo voltado para outras direções. Além disso, outros fatores precisam ser analisados, como a presença de sombras, por exemplo. Fatores externos, podem fazer com que o norte não seja a melhor opção. Por isso, cada caso deve ser analisado individualmente.

TEM DÚVIDAS SOBRE ENERGIA SOLAR? CLIQUE AQUI e veja mais perguntas e respostas sobre o tema.

AUTORIDADE SOLAR

Por fim, é importante ressaltar que ao instalar o seu sistema fotovoltaico, não basta adquirir as placas e inversores, instalar e pronto. Conforme viu nas respostas acima, é necessário contar com um projeto de qualidade, dimensionado corretamente. De fato, somente dessa forma é possível garantir a máxima economia, sem dores de cabeça. Por isso, conte somente com quem oferece uma equipe capacitada e experiente. Ou seja, conte com quem é AUTORIDADE SOLAR. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Gostou? Não se esqueça de compartilhar nas rede sociais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *