É possível zerar a conta de luz?

Você já se perguntou se é possível zerar a conta de luz? De fato, essa é uma dúvida muito comum que responderemos neste artigo.

Primeiramente, é preciso dizer que sim, é possível zerar a conta de luz. No entanto, a pergunta que devemos fazer é outra: é viável zerar a conta de luz? Afinal, a instalação de sistemas off grid costumam custar bem mais caro. Desse modo, é preciso avaliar direitinho. Mas, o que é on e off grid? A gente explica:

ON GRID

No on grid, o sistema fotovoltaico fica ligado à rede pública. Desse modo, quando o sistema não estiver gerando energia (a noite, por exemplo), seu imóvel será suprido pela energia que vem da rede. Durante o dia, o sistema produz mais do que o suficiente para abastecer o imóvel, jogando energia na rede, o que gera créditos. Esses créditos são usados para “pagar” a energia da rede utilizada durante a noite. Além disso, eventualmente, pode ser que eles sobrem, de modo que possam ser utilizados para abater na conta de luz de um outro imóvel no seu nome, por exemplo.

OFF GRID

Já o sistema off grid não possui nenhuma conexão com a rede pública. Desse modo, é necessário contar com um banco de baterias, que irão armazenar a energia gerada pelas placas fotovoltaicas durante o dia para abastecer o imóvel durante a noite.

Esse sistema é indicado somente para locais onde não há acesso a rede pública de energia.

ENTÃO, É POSSÍVEL ZERAR A CONTA DE LUZ?

Agora que você já sabe o que é on e off grid já podemos responder:

  1. É possível zerar a minha conta de luz?

    Sim, é possível. Para se tornar independente da rede elétrica e zerar a conta, é necessário adquirir um sistema autônomo (off grid). Nesse caso, a energia gerada pelas placas solares ficam armazenadas em baterias. Entretanto, o tamanho, a autonomia e o custo das baterias é uma limitação bem grande. Por conta disso, sistemas autônomos só são recomendados para locais onde não há rede elétrica, como fazendas, torres de telefonia e locais remotos. Nos demais locais em que a rede elétrica está disponível, é muito mais viável utilizar um sistema conectado à rede (on grid). No entanto, nesse caso não é possível zerar a conta de luz, já que paga-se pelo uso da rede. Ainda assim, por conta dos custos do off grid, o sistema on grid vale muito mais a pena.

  2. Ao instalar a energia solar, deixarei de pagar a conta de luz?

    Não, a conta continuará sendo paga para a distribuidora de energia da sua região. Afinal, o sistema continuará ligado à rede. No entanto, você pagará o mínimo possível. De fato, com um sistema fotovoltaico STILO SOLAR é possível reduzir a conta em até 95%. O melhor de tudo é que esta não é a única vantagem da energia solar, clique aqui e veja as outras.

TEM DÚVIDAS SOBRE ENERGIA SOLAR? CLIQUE AQUI e veja mais perguntas e respostas sobre o tema.

AUTORIDADE SOLAR

Ao instalar o seu sistema fotovoltaico, não basta adquirir as placas e inversores, instalar e pronto. De fato, é necessário contar com um projeto de qualidade, dimensionado corretamente. Somente dessa forma é possível garantir a máxima economia, sem dores de cabeça. Por isso, conte somente com quem oferece uma equipe capacitada e experiente. Ou seja, com quem é AUTORIDADE SOLAR. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Gostou? Não se esqueça de compartilhar nas rede sociais!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *