Se acabar a força o meu sistema fotovoltaico continua funcionando?

Você começa a aproveitar a energia solar e está feliz da vida. Aí de repente, bate a dúvida: se acabar a força, o meu sistema fotovoltaico continua funcionando?

Em resumo, a resposta é não, no caso dos sistemas on grid, quando a energia cai o inversor imediatamente desliga e interrompe o funcionamento do sistema.

Para entender porquê isso acontece é necessário primeiramente entender o que é um sistema on grid.

O sistema on grid é aquele que funciona ligado na rede elétrica da distribuidora. Desse modo, é o mais comum em regiões urbanas.

Funciona assim: durante o dia, quando há sol, o sistema gera a energia elétrica que abastece o imóvel e o que sobra é repassado para a rede (gerando créditos). Da mesma forma, durante a noite, quando não há produção de energia solar, o imóvel é abastecido pela rede, descontando nos créditos que foram gerados durante o dia. É o chamado sistema de compensação, clique aqui para ver como funciona.

MAS ENTÃO, O QUE ACONTECE SE ACABAR A ENERGIA DA RUA?

Respondemos todas as suas dúvidas resumidamente nos itens abaixo:

  1. Se acabar a força o sistema fotovoltaico continua funcionando?

    Conforme dissemos acima, não. Pelo fato do sistema on grid ser dependente da rede da concessionária, não é permitido que o seu sistema de energia solar continue funcionando “em ilha”, ou seja, isoladamente enquanto falta energia na rua. Trata-se de uma resolução da ANEEL que regulamenta a energia solar distribuída. Sendo assim, ao acabar a energia da rua, o sistema imediatamente é desligado.

  2. Por que ao acabar a força o sistema fotovoltaico é desligado?

    Trata-se de uma resolução da Aneel visando evitar uma energização reversa. Isso acontece por uma questão de segurança, já que durante o dia, enquanto estiver funcionando, o sistema fotovoltaico continuaria repassando energia para a rede mesmo sem força na rua. Isso colocaria em risco a vida dos funcionários de manutenção da distribuidora. Além disso, a energização reversa pode danificar seriamente a rede elétrica. Desse modo, o desligamento automático tem como função evitar acidentes ou danos ao sistema. Por fim, o sistema on grid não está preparado para armazenar energia, o que evita que ele funcione durante a noite, por exemplo.

  3. Existe alguma alternativa para que o sistema fotovoltaico continue funcionando, mesmo se acabar a energia?

    Sim, existe o sistema off grid, que não é ligado à rede e funciona a partir de bancos de bateria. No entanto, para locais com disponibilidade de rede elétrica não compensa, devido ao alto custo das baterias necessárias para armazenar a energia. De fato, o off grid só é indicado para locais onde não há rede de energia elétrica. Porém, ainda existe uma outra possibilidade mais barata que é o chamado sistema de back-up de baterias.

  4. Como funciona o sistema de back-up de baterias?

    O sistema de back-up de baterias funciona como um sistema on grid, porém conta com um banco de baterias para quando faltar energia. O banco pode ser maior ou menor, de acordo com a autonomia desejada. Nesse caso, as baterias são carregadas pelo próprio sistema fotovoltaico. Assim, sempre que estiverem totalmente carregadas, o excedente de energia será repassado para a rede normalmente conforme o funcionamento do sistema on grid. Ao acabar a energia, o sistema automaticamente se isola da rede elétrica, ativando as baterias e evitando que a energia caia.

  5. Vale a pena ter um sistema de back-up de baterias?

    A grande maioria das pessoas que usam energia solar não optam por um sistema de back-up de baterias. De fato, em locais onde a energia não costuma acabar com frequência, em geral não compensa o investimento, por conta do custo e autonomia das baterias. No entanto, ele pode ser uma boa ideia no caso de indústrias ou comércios que não podem ficar sem energia em hipótese nenhuma. Nesses casos, o back-up pode ser uma ótima opção frente aos geradores convencionais. Para saber qual é a melhor opção no seu caso, conte sempre com uma equipe qualificada, como a da STILO SOLAR.

  6. Quanto custa um sistema de back-up de baterias?

    Custa cerca de 30% a 50% mais do que um sistema fotovoltaico convencional. O valor varia bastante de acordo com a quantidade e autonomia das baterias. Na prática, até uma bateria de carro pode ser utilizada, porém é preciso analisar o que vale mais a pena. Por exemplo, não é muito interessante ter uma bateria que dure apenas uma hora.

TEM DÚVIDAS SOBRE ENERGIA SOLAR? CLIQUE AQUI e veja mais perguntas e respostas sobre o tema.

AUTORIDADE SOLAR

Ao instalar o seu sistema fotovoltaico, não basta adquirir as placas e inversores, instalar e pronto. De fato, é necessário contar com um projeto de qualidade, dimensionado corretamente. Somente dessa forma é possível garantir a máxima economia, sem dores de cabeça. Por isso, conte somente com quem oferece uma equipe capacitada e experiente. Ou seja, conte com quem é AUTORIDADE SOLAR. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Gostou? Não se esqueça de compartilhar nas rede sociais!


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *