Novembro foi o mês mais quente da história

Sim, segundo o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas (órgão da União Europeia), o último mês de novembro foi o mês mais quente da história.

Devemos nos preocupar? A resposta é óbvia, claro que sim. Independentemente dos motivos, fato é que o planeta está ficando mais quente. Essa informação é baseada em dados que mostram que a temperatura tem aumentado em todas as partes do mundo, desde a África, passando pelas Américas e Europa até chegar à Sibéria e ao Ártico.

De fato, segundo a instituição europeia, as temperaturas do mês passado ficaram 0,8° Celsius acima da média para o período. Além disso, o boletim também revelou que o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo para o período desde 1979, ano em que a medição por satélite começou.

Com tudo isso, os especialistas acreditam que 2020 terminará sendo o ano mais quente da história, superando 2016.   

MAS DE QUEM É A CULPA?

De acordo com a Revista Galileu, é cada vez mais certo que a culpa é sim do homem. De fato, a soma de inúmeros estudos respeitados aponta que a chance do aquecimento global ser causado pela atividade humana é de quase 99%. “A humanidade não pode ignorar esses sinais claros”, conclui o relatório.

As consequências mais imediatas desse aquecimento são os desastres naturais, que vêm se tornando cada vez mais comuns. Em longo prazo, os efeitos para a humanidade podem ser ainda piores, levando à fome e a desertificação.

O QUE PODEMOS FAZER?

Apesar de alguns líderes mundiais (com intenções políticas) afirmarem o contrário, já é consenso que a queima de combustíveis fósseis para gerar energia torna o mundo um lugar mais quente. Nesse sentido, até há um tempo não havia muito o que se podia fazer, a não ser cobrar as autoridades.

Hoje, esse cenário mudou significativamente. Afinal, além de ótimo para o planeta, usar fontes de energia renováveis se tornou extremamente vantajoso, além de acessível.

Nesse contexto, a energia solar fotovoltaica coloca nas suas mãos a oportunidade de fazer uma grande diferença. CLIQUE AQUI e veja do que a energia solar é capaz.

Fonte: IstoÉ

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *