6 motivos que comprovam: a energia solar é sustentável

A energia solar é sustentável, isso é um fato. Mas, você sabe o porquê? São vários os motivos que comprovam, confira alguns deles aqui neste artigo!

A sustentabilidade é uma das principais preocupações hoje em dia. De fato, é preciso pensar em formas de preservar o ambiente em que vivemos, do contrário certamente sofreremos as consequências. Na verdade, se você analisar direitinho perceberá que até já estamos sofrendo. Dessa forma, é fundamental começar a tomar atitudes que garantam a sustentabilidade do planeta o quanto antes. A boa notícia é que, através da energia solar, você já pode fazer a sua parte, aliás, uma boa parte diga-se de passagem. Realmente, um sistema pequeno com 10 placas, já é capaz de fazer uma grande diferença. O melhor de tudo é que, além de colher os benefícios de um planeta mais limpo, com a energia solar você aproveitará também as inúmeras vantagens em ter um sistema fotovoltaico instalado. Como, por exemplo, a economia de até 95% na sua conta de luz.
Clique aqui e veja outros benefícios da energia solar fotovoltaica.

Enfim, separamos aqui, 6 motivos que comprovam, a energia solar é sustentável sim. Confira:

1 – CAPACIDADE INFINITA

Como você sabe, o sol é vital para os seres humanos, ou seja, sem ele, não há vida na Terra. Portanto, enquanto houver sol, ainda haverá a possibilidade de gerar energia solar, ao contrário do gás ou do petróleo, por exemplo. Desse modo, se a energia solar está aí, é barata e infinita, porque não usá-la? Quanto antes começar, melhor para o meio ambiente.

2 – É 100% LIMPA E RENOVÁVEL

A geração de energia solar não libera absolutamente nenhum poluente no meio ambiente. Nem mesmo poluição sonora, afinal, a geração é 100% silenciosa. Além disso, se renova toda manhã com o nascer do sol e, como dissemos no item anterior, enquanto houver vida na Terra, ela é infinita

3- NÃO GERA RESÍDUOS

Ao contrário da maioria das fontes de geração de energia, a solar não libera nenhum tipo de gás ou resíduos, sejam líquidos ou sólidos. Só para ter uma ideia, apenas 15 placas solares, em 30 anos, evitam a queima de 65 toneladas de carvão nas termelétricas! Ou, só para citar outro exemplo, evitam a emissão de monóxido de carbono equivalente a 500 mil km rodados num carro movido a gasolina.

4- AS PLACAS SÃO RECICLÁVEIS

Primeiramente, devemos destacar que os painéis tem uma longa vida útil, podendo chegar há 40 anos. Portanto, até por isso, ainda não há um fluxo significativo de placas em desuso. No entanto, com toda a certeza é possível reaproveitar boa parte dos materiais que a compõe. Os painéis solares mais comuns são formados por 76% vidro, 10% plástico, 8% alumínio, 5% silício e 1% metais. Dessa forma, entre 85 e 90% desses materiais podem ser reciclados. Além disso, vários estudos já estão sendo feitos para aumentar ainda mais o índice de reaproveitamento e entender as melhores formas de fazer isso.

5- OS RECURSOS SÃO ABUNDANTES

A maior parte dos recursos utilizados para fabricar as placas solares são abundantes e fáceis de processar. Ainda assim, pesquisas pelo mundo continuam buscando formas mais baratas e limpas de produzi-las, havendo, inclusive, a possibilidade de utilizar matérias primas orgânicas no futuro.

6- NÃO OCUPA ESPAÇO

As placas solares podem ser instaladas nos telhados de residências, edifícios ou indústrias. Desse modo, não é necessário dispor de grandes espaços abertos para aproveita-la. Além disso, diversas tecnologias já estão em desenvolvimento para facilitar sua aplicação e aumentar sua eficiência. É o caso, por exemplo, das telhas solares ou da usina solar retrátil, inspirada no girassol.

7- NÃO CAUSA DESGASTES

Ao contrário de outras fontes de energia, a energia solar praticamente não gera desgaste nos componentes da usina. Dessa forma, não exige trocas. O que, por sua vez, resulta na economia de matérias primas não renováveis.

CONCLUSÃO

Sim, a energia solar é sustentável, mas o fato é que esta é só uma das vantagens de instalar um sistema fotovoltaico no seu imóvel. Clique aqui e leia outros benefícios de utilizar a energia que vem do Sol. Seja como for, fato é que instalando o seu você estará gerando benefícios não só para você, mas também para o planeta!

Então, que tal dar um passo além? Conheça a STILO SOLAR e entre em contato agora mesmo.


GOSTOU? Não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos no Facebook!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *