Racionamento e energia solar

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema racionamento e energia solar. Por exemplo, como a energia solar pode reduzir os riscos de racionamento.

A crise hídrica associada a outros fatores tem provocado o temor de um racionamento de energia. Tal fato já aconteceu há exatos 20 anos – em 2001 – e impactou severamente a economia nacional. Há 20 anos, não existia ainda a possibilidade de utilizar energia solar. Hoje, diante desse novo risco, ao menos temos esta grande oportunidade em nossas mãos.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA AGORA MESMO AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR.

COMO A ENERGIA SOLAR PODE AMENIZAR OS RISCOS DE RACIONAMENTO?

Recentemente, muito tem se falado sobre os subsídios dados para a aquisição de sistemas fotovoltaicos. Inclusive, algumas distribuidoras e até mesmo órgãos do governo (como o Ministério da Economia e Aneel) são bastante críticos em relação a estes subsídios. Dizem, entre outras coisas, que aqueles que não usam a energia solar acabam tendo que pagar mais caro na conta para compensar os incentivos. De fato, isso ocorre. Porém, quem usa energia solar também gera inúmeros benefícios para quem não usa.

Nesse sentido, certamente o risco de um racionamento deixa esses benefícios ainda mais claros. Afinal, a produção de energia solar alivia o sistema, economizando a energia vinda das hidrelétricas e termelétricas.

Veja só, num momento em que há falta de água nos reservatórios, quem usa energia solar está fazendo um grande favor para quem não usa. Já que, dessa forma, “sobra mais” energia hidrelétrica para utilizarem, evitando em partes a necessidade de usar a energia mais cara vinda das termelétricas.

ENERGIA SOLAR É A CHAVE PARA EVITAR CRISES ENERGÉTICAS NO FUTURO

Infelizmente, apesar do crescimento incrível dos últimos anos (chegou a 200%), o uso da energia solar ainda não é suficiente para afastar completamente a necessidade de usar as termelétricas. Porém, muito provavelmente será assim num futuro próximo e, para isso, é essencial manter políticas públicas que facilitem cada vez mais o acesso à energia solar fotovoltaica. Sem dúvida, facilitar o acesso dos consumidores aos sistemas fotovoltaicos é uma questão estratégica para o país. Caso haja de fato o racionamento, isso ficará ainda mais evidente.

Energia solar no Brasil

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE RACIONAMENTO E ENERGIA SOLAR

Por fim, muitas pessoas nos perguntam: o que acontece com quem tem energia solar caso haja racionamento? Por isso, separamos algumas respostas para perguntas frequentes sobre o tema:

  1. Quem usa energia solar precisa se preocupar com o racionamento?

    Quem usa energia solar produz praticamente toda energia que consome. Isso significa que os aumentos na conta de luz praticamente não impactam o usuário. Isso é especialmente vantajoso numa situação em que o governo precisa forçar a economia através de aumentos nas tarifas. Sendo, assim, quem gera energia solar pode ficar despreocupado quanto a isso.

  2. Se tiver racionamento, quais as vantagens para quem usa energia solar?

    A principal vantagem é que os aumentos na conta de luz não impactarão tanto. Afinal, quem gera energia solar, gera praticamente toda a energia que consome. Isso significa que (mesmo com os aumentos) a conta de luz referente ao consumo continuará vindo praticamente zeradas, bastando apenas pagar algumas taxas (como a de iluminação pública). Sendo assim, caso haja racionamento, quem usa energia solar quase não sentirá no bolso.

  3. Se tiver racionamento, como indústrias e comércios serão afetadas?

    Indústrias e comércios não podem abrir mão do consumo de energia, a menos que reduzam a produtividade. Sendo assim, um cenário de racionamento, onde a conta de luz sobe absurdamente, no intuito de forçar as pessoas a consumirem menos, é bastante preocupante. Afinal, pode elevar os custos de produção à níveis insustentáveis. Nesse sentido, a energia solar é uma grande aliada.

  4. O que indústrias e comércios devem fazer para fugir dos impactos de um possível racionamento?

    Sem dúvida, diante dos ricos de racionamento, indústrias e comércios devem investir em energia solar o quanto antes. Quem usa energia solar produz a própria energia que consome, isso se reflete numa economia de até 95% na conta de luz e na proteção contra aumentos nas tarifas. Ou seja, quem gera energia solar está bastante protegido contra o racionamento e suas consequências. Sem dúvida, para comércios e indústrias trata-se de uma grande vantagem competitiva.

  5. O uso da energia solar diminui o risco de racionamento?

    Sim. Quanto mais pessoas usam energia solar, menor a dependência da energia que vem das hidrelétricas. Isso significa que, no caso de uma crise hídrica como a que estamos vivendo, menos termelétricas precisarão ser ligadas para compensar a falta de energia hidrelétrica. Isso se reflete em menos necessidade de subir as tarifas de energia.

QUER FUGIR DOS AUMENTOS NAS TARIFAS?

Agora que você já conhece os benefícios de utilizar a energia solar em meio aos riscos de racionamento, que tal dar um passo além? Conheça a Stilo Solar. Entre em contato agora mesmo, esclareça todas as suas dúvidas e solicite um orçamento sem compromisso.

GOSTOU DESSE POST? Não se esqueça de compartilhar com os seus amigos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *