Por que os incentivos à energia solar precisam continuar?

Após propostas obscuras da ANEEL em relação aos incentivos à energia solar, parece estar definido: o sol continuará sim sendo para todos.

Nos últimos dias muito se falou sobre a possibilidade de retirar os atuais incentivos à energia solar. Felizmente, essa ideia absurda não deve vingar.

Antes de qualquer coisa, é importante mencionar que mesmo sem os incentivos, a energia solar continuaria sim sendo MUITO VANTAJOSA. Ainda assim, com toda a certeza é muito cedo para retirar tais incentivos, dado que ainda exploramos pouquíssima da nossa capacidade.

DESPERDÍCIO

Se por um lado nosso país é um dos com maior potencial para gerar energia solar, por outro somos um dos que menos exploramos nossa capacidade…

Para se ter uma ideia do nosso potencial, vamos pegar a Alemanha como exemplo. Naquele país, mesmo em sua região mais ensolarada ainda assim há um índice de radiação solar 40% menor que na região menos ensolarada do nosso Brasil. Apesar disso, nesse quesito, a Alemanha mais uma vez aplica um verdadeiro 7 a 1 na gente. Afinal, através justamente de incentivos dados para a expansão da energia solar, o país europeu apresenta um aproveitamento absurdamente superior ao do nosso país.

GRAÇAS AO INCENTIVOS SITUAÇÃO COMEÇOU A MUDAR

Felizmente, graças a incentivos fiscais (assim como na Alemanha), nos últimos 7 anos o cenário começou a melhorar por aqui. É justamente esses incentivos que a ANEEL pretendia rever. A agência desejava fazer isso sob o argumento equivocado, difundido pelas distribuidoras, de que o consumidor que não usa energia solar acaba pagando mais caro em sua conta para compensar os subsídios dados a esse tipo de energia.

Bem, falar isso, parece ser nada mais do que usar a energia solar como um bode expiatório. Ou seja, acusá-la injustamente para justificar uma série de outros problemas. De fato, a nossa conta de energia é uma das mais caras do mundo. No entanto, isso tem muito mais a ver com a pesada carga tributária que incide sobre a energia elétrica. Para se ter uma ideia, ela chega a corresponder a 50% do valor da conta! Além disso, problemas como a ineficiência na distribuição também levam a um custo mais alto.

Ou seja, a energia solar tem pouquíssimo ou nada a ver com o valor alto da conta. Aliás, a lógica mostra que é totalmente o oposto. Afinal, com mais gente produzindo energia solar, a oferta de energia vinda de outras fontes fica maior. Desse modo, pela lei da oferta e da procura, no geral a energia na verdade deveria ficar mais barata e não mais cara.

A IMPORTÂNCIA DOS INCENTIVOS

Embora as placas solares e inversores estejam ficando cada vez mais baratos, é fato que esses equipamentos ainda tem um custo elevado. Dessa forma, a manutenção dos incentivos é fundamental para manter a energia solar ainda mais competitiva e atrativa aos consumidores. Isso, sem falar na questão ambiental.

Nos últimos anos, a energia solar tem crescido a números astronômicos no país, com diversas novas empresas surgindo a todo momento no setor. Ainda assim, estamos muito longe de podermos dizer que exploramos de forma ampla a nossa capacidade de produzir energia solar.

Por fim, o crescimento do setor não só tem gerando empregos e injetado dinheiro na economia, mas também tem contribuído com o meio ambiente e com o próprio governo. Já que ajuda o país a cumprir as metas estabelecidas para a ampliação do uso de energia renovável.

CONCLUSÃO

Para terminar, não negamos que seja necessário rever periodicamente as políticas empregadas para a energia solar, seja elas quais forem. Porém, ainda é muito cedo para extirpar tais incentivos em nosso país. Afinal, a energia solar só tem vantagens a oferecer não só para quem a utiliza, mas também para a sociedade como um todo. Nesse sentido, ainda exploramos muito pouco do que deveríamos.

Sendo assim, acreditamos que essa ânsia da ANEEL por retirar os incentivos tenha muito mais a ver com a ambição das distribuidoras e outros fatores econômicos do que com qualquer outra coisa. Felizmente, tanto o poder executivo quanto o legislativo parecem estar dispostos a impedir tal proposta da ANEEL, que não deve ir para a frente.

De qualquer forma, aqui na Stilo Solar continuaremos firmes e fortes na ideia de levar essa forma de energia barata, limpa e renovável para o máximo possível de pessoas. Estamos à disposição!

LEIA MAIS: 10 razões para investir em energia solar agora mesmo.


Ahh… E se quiser saber mais como a energia solar funciona. CLIQUE AQUI

One Response to “Por que os incentivos à energia solar precisam continuar?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *